Uma “melhoria” que ninguém pediu, ainda…

Desde o seu lançamento, Street Fighter V vem sendo tópico de intermináveis discussões, seja pela inconsistência de resultados provocada pelo seu gameplay, a baixa qualidade dos seus servidores e recursos oferecidos pela CFN, ou, até mesmo, a ausência de conteúdos básicos – como um modo arcade por exemplo – que, sem dúvidas, tornariam o jogo um produto melhor acabado.

Levando em consideração o que temos hoje, após pouco mais de um ano de vida e depois de tantas atualizações, ajustes e manutenções, Street Fighter V ainda está longe de nos garantir uma experiência satisfatória e divertida, e muitas questões relevantes levantadas por nós jogadores não parecem sequer estar nos próximos planos da Capcom.

Com o passar do tempo, talvez o jogo se recupere. A chegada de uma atualização inesperada como a 2.1 mostra que a empresa não abandonou por completo o foco em uma de suas principais franquias, mesmo em passos bastante lentos e muitas vezes confusos, as coisas parecem estar caminhando para o melhor.

Mas desde que Street Fighter V chegou com a incrível possibilidade de unir jogadores de duas plataformas distintas – PC e PS4 – o aspecto social do jogo sempre me pareceu incompleto e pouco produtivo. Por que quem joga na Steam não consegue se comunicar com quem joga na PSN, e vice-versa? Por que eu preciso ligar o meu computador ou videogame para realizar tarefas básicas como assistir replays de lutas, adicionar jogadores favoritos, ou ainda, acompanhar estatísticas de jogadores/personagens? Não é muito trabalho para algo que deveria ser bem rápido e prático?

Nos primeiros meses em que me dediquei ao online eu até assistia replays com uma certa frequência, depois, percebi que não dava para encaixar este comportamento na minha rotina, eu precisava de algo mais simples.

Removemos então da equação a presença de um PC ou um PS4. Pense agora por um instante em acessar a CFN pelo seu próprio smartphone, por um aplicativo que pediria somente seus dados de login à Steam ou PSN, e pronto, você está online na CFN. A partir daí, imagine a praticidade em adicionar seus jogadores favoritos, acompanhar estatísticas e lutas onde e quando quiser, tudo isto na palma da sua mão. Seria ótimo, não é?

Muitos jogadores, talvez os mais dedicados, já até fazem uso de aplicativos voltados exclusivamente para os jogos de luta, como o FAT por exemplo, que traz informações técnicas e detalhadas sobre cada um dos personagens de SFV. Tenho certeza que um aplicativo oficial e bem feito cairia rapidamente nas graças da comunidade.

Eu acredito que a viabilidade na criação de um aplicativo deste nem sequer atrapalharia o conturbado cronograma da equipe de desenvolvimento de Street Fighter V, pois uma uma tarefa com esta pode e deveria ser encaminhada para uma desenvolvedora externa, com boa experiência neste tipo de serviço.

Então, fica aqui a minha sugestão: já que os melhoramentos no jogo estão tão complicados e difíceis de serem concluídos, por que não criar um aplicativo capaz de expandir a experiência dos jogadores, e, principalmente, integrar ainda mais a sua crescente comunidade?

 

Nossas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram