Street Fighter é um daqueles jogos que nem sempre é fácil escolher um personagem. Uns dizem que é pela falta de carisma no elenco – repleto de clichês e estereótipos – assim, acabam optando pelos que chamam menos a atenção neste quesito. Já outros – eu me incluo neste segundo grupo – sentem extrema dificuldade em dominar mais de um personagem. Eu jogo de Ken, e desde que me entendo por gente sempre escolhi o playboy irreverente. Tento às vezes jogar de Ryu. Na teoria, uma opção muito parecida, na prática, as coisas não saem nem um pouco conforme o esperado.
Quem tem um dos dois como principal sabe como é diferente a jogabilidade de ambos. A cada Street Fighter que nos é apresentado esta diferença só aumenta, sem contar o nível de profundidade que adquirimos após horas e horas de dedicação. É óbvio que as semelhanças entre Ken e Ryu são imensamente maiores que qualquer outra dupla de personagens, mas existem tantos detalhes específicos em seus recursos individuais que é impossível não se confundir na troca de um para o outro.
Engraçado que esta dificuldade eu só tenho jogando Street Fighter. Talvez pelo fato de ter sido o jogo onde me envolvi mais tecnicamente, já que me dediquei por muito mais tempo a outros jogos no passado, como Garou e KOF, e não sentia tanta diferença ao me aventurar pelos seus diversificados elencos. Claro que tinha uma opção aqui ou ali onde a afinidade era menor, mas no geral, era bem mais fácil e rápida a adaptação.
Quando a primeira temporada de Street Fighter V chegou ao fim, incluindo assim todos os seus personagens disponíveis via DLC, eu, de uma forma bastante inesperada, comecei a me sentir inclinado a experimentar outras alternativas além do Ken. Não sei se a simplicidade do gameplay acabou me enjoando ou se vi em outros jogadores algum tipo de inspiração, só sei que até na relação de personagens inicial haviam escolhas que eu cogito dar uma olhada até hoje: Birdie, Zangief, Juri, Nash, Vega.. são só alguns dos nomes que nunca me atraíram antes, e atualmente, conseguem despertar meu interesse. E o mais curioso nisso tudo é que nenhuma destas opções que eu citei se enquadram plenamente nos meus critérios pessoais de escolha de personagem, estranho, não?
Com o update 2.1 chegando e dando uma leve modificada no meta do jogo, acho que é uma boa hora para arriscar e dar uma nova chance para alguém diferente. Quem sabe, deixando o cabelinho de banana descansar um pouco, ele não volta mais forte, não é?
Mas e você, tem facilidade em usar mais de um personagem ou sofre do mesmo problema que eu? Você gosta do elenco de Street Fighter V e o rumo que ele tem tomado? Não deixe de comentar aqui a sua experiência!