Finalmente consegui o PDP Mortal Kombat Fight Pad! (Review)

Uma das coisas mais comuns entre nós jogadores de jogos de luta é a constante busca por novos controles. Se você joga em arcade ou “controlinho”, você já deve ter passado por isso algumas vezes.

Eu sou jogador de controlinho e estou sempre procurando um novo, seja por motivos de adaptação, durabilidade, ou troca de plataforma, já que os controles tradicionais das plataformas mais populares do mercado nunca me atenderam. E desde que descobri o insubstituível layout de 6 botões frontais, ainda lá na época do Mega Drive, sempre dei preferência para este modelo.

Seguindo essa linha, somente nos últimos anos, fui dono de três controles HORI Fighting Commander (os dois tipos), dois Fight Pads da Madcatz, um PDP Versus e até duas réplicas do controle do Sega Saturn, cada um, com suas próprias peculiaridades. Dessa lista, o único sobrevivente e meu controle atual é o Madcatz edição Street Fighter x Tekken, que apesar de ser um controle de Playstation 3, funciona no PC e PS4.

Mas essa interminável busca por controlinhos também contribuiu muito para o desenvolvimento do meu lado colecionador, e um desejado item que ainda faltava na minha pequena coleção finalmente foi adquirido: o Mortal Kombat Fight Pad da PDP.

Foram anos de espera até conseguí-lo. Desde o seu lançamento, com o dólar em alta, era fora de cogitação arriscar uma importação. Poucas lojas lá fora o enviavam para cá e aquelas que o faziam, o frete não compensava. Passado um tempo, ele chegou ao mercado brasileiro, também por valores inaceitáveis. Mas quando a gente quer muito alguma coisa, a gente insiste até conseguir.

Recentemente, aproveitando que o dólar estava próximo dos três reais, resolvi arriscar uma importação. Com menos de vinte dias, sem dores de cabeça com os correios e os serviços de alfândega, a encomenda já estava aqui na minha casa.

De cara, o que me chamou a atenção no produto foi o seu acabamento. Até a caixa que guarda o controle é bem elaborada. Daquelas que a gente abre através de uma “portinha” presa por um ímã, por ela, pode-se ter uma boa idéia dos botões e direcional do produto tocando-os antes de tirá-lo por completo da caixa.

O modelo que eu comprei foi o de Playstation 4, logo, são 8 botões de ação (apenas L2 e R2 em cima), share, options, home e uma trava para trocar entre PS3 e PS4. Além de funcionar perfeitamente nos dois consoles, no Windows 7, ele também foi reconhecido sem precisar instalar qualquer programa.

Arrow
Arrow
Slider

 

Como eu já conhecia a PDP através do controle Versus, os botões com “micro-switch” (aqueles de alta sensibilidade que fazem um clique quando apertados), outro grande destaque, não me causaram surpresa. O que eu estava procurando aqui era uma modificação no direcional, sair do analógico e ir para o digital, e ela acontece. A pequena cruz, parecida com a encontrada no controle de super nintendo, tem uma precisão excelente. Eu, com apenas um pouco de treino, não senti qualquer dificuldade em executar comandos e combos básicos.

Talvez, ainda por culpa do pouco costume, só me compliquei ao apertar simultaneamente os botões frontais, fazendo agarrão ou golpes Ex no Street Fighter V, por exemplo. Os botões são sensíveis, baixos e muito próximos, e eu jogo utilizando apenas o dedão para acessar os 6 botões frontais, assim, um botão ou outro acaba apertado primeiro ou mais vezes do que deveria. Acredito que aqueles que jogam posicionando a mão direita de forma semelhante ao utilizado em controles arcades, em pé e envolvendo mais dedos da mão direita, provavelmente terão resultados mais rápidos neste PDP.

A pegada também agrada. Apesar de ser pequeno e leve, o controle está longe de ser frágil. Seu formato lembra um pouco o das versões mais recentes dos controlinhos da Hori, com o lado esquerdo maior que o lado direito. Na frente, além da presença da bonita logo do Mortal Kombat envolvendo parte do direcional, temos um acabamento em um plástico brilhante que mesmo permitindo o aparecimento de marcas de dedo, dá um toque de beleza significativo para o produto. Na parte de trás, não temos nenhum botão, o que é ótimo, e a presença de um plástico fosco reforça a sua aderência. Ainda sobre a posição dos botões, somente o botão home, localizado bem no meio da frente do controle, pode causar problemas para os jogadores mais agitados, de resto, tudo está muito bem posicionado.

Arrow
Arrow
Slider

 

O PDP Mortal Kombat Fight Pad é bonito e competente. Os materiais utilizados na produção do controle têm ótima qualidade e são muito bem acabados, mas não justificam o preço acima da média que se mantém até hoje em muitos varejos por aí. A falta dos gatilhos L1 e R1 limita as opções dos jogadores mais experientes e a sensibilidade dos botões não é recomendada para os iniciantes. Mas, se você procura um controle versátil, com 6 botões frontais e direcional digital, boa durabilidade, e que exija pouco tempo para adaptação, o PDP Mortal Kombat Fight Pad é uma ótima alternativa.

Site oficial: http://www.pdp.com/en/shop/mortal-kombat-official-wired-fight-pad-for-ps4

Nossas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram