Apesar do anúncio do Warden não ter me chamado tanto a atenção, eu precisava ver como o personagem de For Honor estava em Samurai Shodown, como era sua jogabilidade, e principalmente, se ele era competitivamente viável. Na prática, o resultado final ficou bastante interessante.
Warden, em poucas palavras, é simples e divertido. Com apenas dois golpes especiais, um parry e um charge attack, é muito fácil aprender a jogar com ele.
Seu parry é o mais rápido e versátil do jogo. Ele é capaz de absorver a maiorias dos golpes normais, fireballs, e até um WFT (Super) ou outro. A grande vantagem em relação aos outros parries em Samurai Shodown é a sua capacidade de permitir diferentes follow ups:
O charge attack por outro lado é um golpe especial menos útil. Sua velocidade de deslocamento na tela é lenta e fácil de lidar. Porém, quando o ataque acerta o adversário, Warden fica na vantagem. O charge attack tem 3 níveis de intensidade que variam de acordo com o tempo em que o botão de ataque do comando é segurado:
-
- Nível 1
Não há necessidade de segurar o botão para acontecer. Não tem nenhum comportamento especial, mas ajuda a pressionar o adversário quando feito de perto. - Nível 2
Acontece segurando o botão de ataque durante alguns frames. É semelhante ao nível 1, mas percorre uma distância maior na tela. - Nível 3
Acontece segurando o botão de ataque até o máximo. Percorre a tela inteira, tem um ponto de armor e é indefensável. Somente nesta versão é possível conseguir um dano mais alto.
- Nível 1
O maior destaque nas ferramentas de Warden é o funcionamento único de seus botões. É possível fazer chain combos com alguns e fingir o último ataque daquela determinada sequência. Isso faz com que situações de adivinhação sejam criadas. Todas de riscos e retornos proporcionais.
Por exemplo, pode-se fazer as seguintes variações do mesmo chain combo:
Médio em corrida -> médio -> médio ou médio em corrida -> médio -> chute. Na utilização do chute no final do chain combo, Warden faz o movimento como se fosse atacar com o terceiro botão médio, mas interrompe a animação, ficando levemente próximo do adversário, pronto para seguir com outra ação.
Um detalhe curioso é que neste chain combo o terceiro ataque médio é um overhead e só acerta em combo depois de um parry bem sucedido. É como se o parry gerasse propriedades especiais, e assim, combos mais fortes acontecem. O mesmo vale para o chain combo de botão forte:
Ainda sobre seus botões, é importante ressaltar a utilidade de alguns deles:
- Médio no ar – sua principal ferramenta de controle de espaço. Com o uso deste botão, pode-se evitar entradas feitas através de pulo com consistência.
- Forte em pé (de longe) – tem alcance e dano excelentes. Ótimo para punir ataques de alta recuperação não tão próximos.
- Forte abaixado (de longe) – tem longo alcance, bate embaixo e não toma o parry universal. Bom para surpreender aqueles jogadores que esquecem de defender abaixados.
- Médio em corrida – além de oferecer a capacidade de chain combo como dito anteriormente, ele é cancelável. O que ajuda muito em confirms em WFT.
- Médio de perto – tem armor durante seus frames intermediários. No tempo correto, pode ser usado contra ataques de hit único.
- Overhead – um dos mais longos do jogo. Contribui para seus mixups de high ou low.
O maior ponto fraco de Warden é a escassez de golpes antiaéreos confiáveis em seu repertório. O jogador, para lidar com pulos, tem que confiar quase que exclusivamente no parry ou na antecipação via air to air. O que torna pulos vazios, curtos ou de alta prioridade mais perigosos.
No saldo total, Warden é forte e viável, mas ainda parece estar atrás dos top tiers. Quase uma fusão de Haomaru com Darli Dagger, suas principais características o tornam extremamente móvel e eficiente no controle de tela. Se você gosta de jogar à média distância reagindo ao que seu oponente está fazendo, com uma leve dose de mixups, dê uma chance para ele, você não vai se arrepender.
Warden pode ser adquirido via DLC no jogo Samurai Shodown disponível nas principais plataformas: Stadia, Switch, PC, Playstation 4 e XBOX One.