Revisitando o trailer de anúncio de Street Fighter V, Rise Up

Quando a produção de Street Fighter V foi confirmada durante a Playstation Experience de 2014, muita gente foi pega de surpresa. Mesmo com o vazamento de informações pouco tempo antes do evento, era difícil acreditar que um novo jogo da franquia estava em desenvolvimento, afinal de contas, Street Fighter 4, naquela época, vivia um sólido momento no meio competitivo. Sua crescente popularidade fazia a Capcom Pro Tour ganhar cada vez mais importância, e, a cada ano, os campeonatos presentes no circuito também aumentavam seus números gerais, tanto em jogadores, como os de suas premiações.

Dessa forma, era mais natural presumir que, se saísse alguma coisa nova, a Capcom lançaria mais uma atualização de SF4 – embora a “Ultra” fosse defendida como a sua versão definitiva. Mas, de repente, o sensacional trailer “Rise Up” chega, e com ele, acredito, uma enxurrada de emoções.

Até hoje me impressiona como um vídeo motivacional de apenas um minuto e trinta e seis segundos consegue destacar tão bem o que os jogos de luta verdadeiramente significam. Nossa paixão, dedicação, dificuldades, vitórias são representadas precisamente, não só no ótimo texto da mensagem aqui narrada, como também, através de belas e simbólicas imagens, que além de mostrar a influência que Street Fighter tem em nossas vidas, revivem trechos marcantes do nosso histórico competitivo recente, protagonizados por alguns dos jogadores mais famosos da comunidade dos jogos de luta.

É quase inevitável sentir aquele aperto no coração ao ouvir o narrador dizer “a gente sabe como é não ter a menor chance e lutar mesmo assim“ enquanto vemos relances do maior momento da história dos jogos de luta – Daigo realizando o “full parry” e virando uma partida completamente perdida contra Justin Wong na Evo de 2004 – ou, “seu limite não define quem você é, mas sim o momento que você se supera”, ao mesmo tempo que um garotinho jogando nos arcades explode em alegria ao vencer seu amigo.

Do começo ao fim, o trailer tem tanto sentimento e significado que chega a ser fácil nos relacionar com muitos de seus detalhes, por mais diversas e únicas que sejam nossas jornadas como jogadores, todo mundo já passou, passa ou passará por algumas das coisas mostradas ali.

Enfim, eu poderia ficar aqui falando, e falando, sem parar, já que mesmo depois de anos, eu ainda continuo retornando para este vídeo tão notável, um trabalho que quanto mais eu o aprecio, mais percebo o quanto ele se comunica comigo, seja como jogador, como trabalhador e, principalmente, como pessoa.

 

E você, já conhecia o trailer Rise Up do Street Fighter V? O que achou? Não deixe de comentar aqui embaixo!

Nossas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram